Quintanilha
A aldeia de Quintanilha, situada no concelho de Bragança, é conhecida por ser uma das principais fronteiras com Espanha, sendo delimitada pelo Rio Maçãs, rio transfronteiriço. A aldeia está inserida no Parque Natural de Montesinho que, por ser uma área protegida, apresenta uma vasta paisagem natural caracterizada pela baixa poluição, prados verdes e águas límpidas. É constituída por áreas agrícolas junto ao Rio Maçãs e hortas junto das habitações onde a plantação de batata, abóbora, milho e árvores de fruto como nogueiras, castanheiros, figueiras, oliveiras, etc, é predominante.
No célebre Caminho de Santiago, Quintanilha faz parte da variante da Via da Prata, servindo de porta de entrada para o território nacional. Esta vertente do Caminho de Santiago é uma opção de enorme riqueza cultural e turística pois passa por territórios com excelente gastronomia e um vasto espólio da arquitetura romana, medieval e gótica.
O património da aldeia de Quintanilha é diversificado destacando-se o Santuário da Nossa Senhora da Ribeira; os Moinhos; o Parque de Lazer Colado (com praia fluvial no rio Maçãs); as duas Igrejas (Igreja do Menino Jesus e Igreja de S. Tomé); dois Miradouros (Miradouro do Barrocal e Miradouro da Petada); as Fontes; e a Forja Comunitária.